100 dias sem controle social em Pernambuco

Informes, Levantamentos,

100 dias sem controle social em Pernambuco

Sociedade civil cobra respeito da gestão Raquel Lyra

Para marcar os primeiros 100 dias do governo Raquel Lyra (PSDB), a sociedade civil vem a público denunciar que o controle social deixou de acontecer em várias áreas no Estado durante este período. O Conselho Estadual de Políticas de Drogas de Pernambuco (Cepad) já foi referência nacional e hoje está paralisado, sem condições até de realizar a fiscalização de serviços de acompanhamento de pessoas que fazem uso de drogas e seus familiares.

“O problema é a falta de interesse em preencher funções importantes para a administração pública e a garantia do controle social. Essas funções foram esvaziadas com o decreto da governadora que exonerou todos os cargos em comissão e dispensou as funções gratificadas”, explica a psicóloga Priscilla Gadelha, ex-presidente do Cepad e atual integrante do colegiado.

Para a profissional, o novo governo também precisa demonstrar respeito e interesse no diálogo com os setores sociais. “Só conseguimos realizar uma reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas, mesmo assim este encontro só aconteceu depois do intermédio do Ministério Público”, comenta Priscilla Gadelha.

Os Conselhos Regionais de Psicologia (CRP), de Serviço Social (Cress), de Enfermagem (Coren) e de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) já demonstraram preocupação com a necessidade da retomada do controle social em várias áreas do Estado. “Vamos seguir propondo, mas também cobrando. Qual o desejo em negar o funcionamento do controle social?”, questiona a ex-presidente do Cepad.