elrdlogotipo-02

facebook
youtube
instagram
whatsapp

Importante Publicação sobre Redução e Interrupção dos Antipsicóticos é Lançada

09/06/2021 21:53

Escola Livre de Redução de Danos

Informes, Publicações,

Importante Publicação sobre Redução e Interrupção dos Antipsicóticos é Lançada

Especialistas de alto nível produzem diretrizes para a afinação de antipsicóticos que podem reduzir o risco de retirada e recaída.

“Surpreendentemente, não há diretrizes publicadas sobre como sair dos antipsicóticos. Por minha própria experiência, sei como pode ser difícil o desmame dos medicamentos psiquiátricos – por isso nos propusemos a escrever orientações sobre como se retirar com segurança dos antipsicóticos. A interrupção de medicamentos é uma parte importante do trabalho de um psiquiatra, mas que tem recebido pouca atenção.”

amtipsychotics-1623282470.jpeg

Pesquisas demonstraram que mais da metade dos indivíduos que tomaram antipsicóticos relataram experiências negativas, incluindo, entre outras, suicídio, entorpecimento emocional, sedação, ganho de peso e dificuldades cognitivas. O uso de antipsicóticos a longo prazo tem sido ligado a efeitos negativos no corpo, tais como distúrbios de movimento, aumento da mortalidade e impactos duradouros no cérebro, incluindo a atrofia cerebral.

 

Dados os efeitos adversos dos antipsicóticos, devem ser desenvolvidas e implementadas abordagens seguras para reduzir e, por fim, acabar com o uso de antipsicóticos. Pesquisas sugerem que pessoas diagnosticadas com transtornos psicóticos, que são gradualmente retiradas de seus antipsicóticos, podem melhorar o seu funcionamento e os resultados a longo prazo.

 

Como nossos cérebros se adaptam ao uso a longo prazo de drogas como os antipsicóticos, a interrupção abrupta dos medicamentos antipsicóticos pode levar a recaídas e sintomas de abstinência. Os sintomas de abstinência podem consistir em sintomas somáticos, como náuseas e sudorese, sintomas motores e sintomas psicológicos, incluindo psicose. Os sintomas somáticos normalmente começam em dias e duram algumas semanas. Em contraste, os sintomas motores podem se manifestar durante um período de semanas após a redução da dose e podem durar meses ou mais.

 

O autor sênior professor David Taylor do King’s College London explicou:

“Os antipsicóticos são tão familiares aos prescritores que é tentador supor que eles são ao mesmo tempo eficazes e inócuos. Embora eles sejam talvez o tratamento mais útil para doenças mentais graves, como a esquizofrenia, a sua natureza tóxica torna-os inadequados para condições menos severas. Os antipsicóticos induzem mudanças duradouras nas células nervosas do cérebro, e eles precisam ser retirados muito lentamente (e de uma forma particular a cada um) para dar tempo ao cérebro para se restabelecer.”

Embora a distinção entre as recaídas associadas à abstinência e aquelas que refletem um curso típico de um transtorno psicótico seja desafiadora, as retiradas associadas à recaída podem ser evidenciadas pelo aumento das taxas de recidiva após a cessação do antipsicótico.

 

Pesquisas também descobriram que indivíduos que foram prescritos antipsicóticos por períodos mais longos de tempo têm um risco maior de recaída, incluindo sintomas psicóticos, após a interrupção de sua medicação; com o risco dobrando após 1-2 anos de antipsicóticos, triplicando após 2-5 anos, e aumentando 7 vezes após 8 anos de uso de antipsicóticos.

 

Os autores ressaltam que a recaída após a interrupção da medicação se estende além da dos antipsicóticos para outros medicamentos psicotrópicos:

“Este padrão de recaída, consistente com os efeitos relacionados à  descontinuação, não se restringe aos antipsicóticos, mas também é evidente para os antidepressivos na ansiedade, assim como lítio e outros estabilizadores do humor no transtorno afetivo bipolar (BPAD), igualmente persistindo por meses.”

Há uma falta de informação e orientação no que diz respeito ao processo de redução gradual dos antipsicóticos, o que contribui para a hesitação dos psiquiatras em ajudar os clientes a descontinuar a sua medicação. O afilamento gradual parece ser uma forma eficaz de reduzir a recidiva após a cessação, já que as mudanças neurológicas feitas pelos antipsicóticos têm se mostrado persistentes por anos após o fim do uso de antipsicóticos. Atualmente, as diretrizes sugerem que a afilação a doses mínimas é eficaz, mas não indicam especificamente como fazer a afilação.

 

O coautor Sir Robin Murray, do King’s College London, acrescentou:

“Alguns psiquiatras estão relutantes em discutir a redução de antipsicóticos com seus pacientes. Infelizmente, a consequência é que os pacientes param o medicamento por sua própria conta, com o resultado de que eles têm uma recaída. Muito melhor seria que os psiquiatras se tornem especialistas em quando e como aconselhar seus pacientes a reduzirem lentamente os seus antipsicóticos.”

Os autores oferecem diretrizes sobre como parar de tomar antipsicóticos com segurança, o que também se alinha com as pesquisas recentes que publicaram sobre como interromper o uso de antidepressivos com segurança.

 

Eles identificam os seguintes princípios a serem seguidos com o afilamento da medicação: “fazê-lo com cautela por pequenas quantidades, e assegurar que os pacientes estejam estáveis (com sugestão de intervalos de três a seis meses entre as reduções de dose, ou pequenas reduções feitas a cada mês) antes de prosseguir com as reduções. Versões líquidas do medicamento ou formulações de pequenas doses serão necessárias para ajudar os pacientes a fazer isso e assim evitar que por si próprios façam o esmagamento dos comprimidos.

 

Outros especialistas líderes na área enfatizam a importância destas recomendações. Joanna Moncrieff, da Psiquiatria da UCL, que está liderando o ensaio RADAR, o primeiro estudo na Inglaterra a analisar o efeito de reduzir lentamente os antipsicóticos em pessoas com um diagnóstico de esquizofrenia, disse:

“Muitas pessoas querem desesperadamente tentar parar com seus antipsicóticos, e por boas razões, mas os psiquiatras muitas vezes estão relutantes em ajudá-los. Este documento melhorará a confiança dos psiquiatras em ajudar as pessoas a reduzir e interromper os antipsicóticos, o que dará às pessoas mais opções sobre seu tratamento.”

O Professor John Read, da Universidade de East London, Presidente do Instituto Internacional para Retirada de Drogas Psiquiátricas (IIPDW), declarou:

“Este documento é um avanço histórico que proporcionará uma orientação há muito esperada para milhares de pessoas que têm passado por este difícil processo, com pouco apoio ou informação durante décadas. Os psiquiatras envolvidos são verdadeiros pioneiros na jornada em direção a uma abordagem mais baseada em evidências de medicamentos psiquiátricos.”​

Os autores concluem enfatizando a necessidade de mais pesquisas e de diretrizes formais para o estabelecimento de antipsicóticos afunilados. A implementação de tais diretrizes poderia ser transformadora para as pessoas que recebem prescrição de antipsicóticos, como destacado por aqueles com experiência vivida:

 

Sandra Jayacodi, que faz parte do painel consultivo de experiência de vida e membro da pesquisa RADAR, disse:

“Os efeitos colaterais dos medicamentos antipsicóticos são extremamente desagradáveis, e isso reduziu a qualidade da minha vida, e as chances são de que minha expectativa de vida seja reduzida também. Às vezes parece uma sentença de prisão perpétua. Se me fosse dada uma escolha com apoio e orientação adequados, eu deixaria de tomá-los. Sim, portanto, é uma questão de tempo os psiquiatras receberem orientações para ajudar as pessoas a reduzir ou parar suas drogas antipsicóticas. Saber que existe tal diretriz também dará às pessoas a confiança para iniciar uma conversa com seu psiquiatra sobre a redução ou interrupção das drogas antipsicóticas.”

 

****

Horowitz, M. A., Jauhar, S., Natesan, S., Murray, R. M., & Taylor, D. (2021). A method for tapering antipsychotic treatment that may minimize the risk of relapse. Schizophrenia Bulletin. doi:10.1093/schbul/sbab017 (Link)

image-528

1
siteo-logog
1