elrdlogotipo-02

facebook
youtube
instagram
whatsapp

Organização do Recife realiza capacitação na política de drogas para agentes redutores de danos de 22 Est

13/09/2021 17:20

Escola Livre de Redução de Danos

Cursos ELRD, Informes,

Organização do Recife realiza capacitação na política de drogas para agentes redutores de danos de 22 Estados do Brasil

São dez aulas gratuitas e transmitidas pelo Youtube da Escola Livre de Redução de Danos às terças-feiras. Formação começa amanhã e vai até o dia 16 de novembro

São dez aulas gratuitas e transmitidas pelo Youtube da Escola Livre de Redução de Danos às terças-feiras. Formação começa amanhã e vai até o dia 16 de novembro 

 

Sediada no Recife, a Escola Livre de Redução de Danos oferece, de forma gratuita e on-line, o curso Redução de danos: contextos e realidades latino-americanas. Com dois meses de duração, as aulas semanais começam nesta terça-feira (14). Organização político-profissional sem fins lucrativos, a Escola Livre de RD tem como um dos objetivos capacitar e estimular pessoas, coletivos e organizações na produção e difusão de conhecimentos sobre a redução de danos no uso de álcool e outras drogas e prevenção ao vírus do HIV. 

 

“A pandemia nos provocou uma necessidade ainda maior sobre o acolhimento. Nesse contexto atual do aumento das desigualdades sociais que esmaga parcela importante da população, a redução de danos ganha relevância como possibilidade de cuidado para as pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas. É com esse objetivo que a gente, da Escola Livre, realiza essa edição do curso”, contextualiza a psicóloga Priscilla Gadelha, uma das fundadoras da organização e ex-presidente do Conselho Estadual sobre Drogas de Pernambuco (Cepad). 

 

Além da política de drogas e redução de danos, o curso vai abordar temas como prevenção ao HIV, o racismo como estruturante da segurança pública e do sistema de justiça criminal, a necessidade do combate às desigualdades sociais e a interseccionalidade como ferramenta para a compreensão e análise do contexto social. 

 

Ano passado, já em contexto de pandemia, a Escola Livre de Redução de Danos realizou a primeira edição do curso, disponível também no Youtube da organização. Para este ano, a procura foi ainda maior. A entidade recebeu 687 pedidos de inscrição e selecionou 140 pessoas de 22 Estados brasileiros que terão direito a certificado de formação. Para isso, é necessário participar de 75% das 30 horas do curso (20 horas de conteúdo, 4 horas para encontros de supervisão e 6 horas de prática). As aulas serão abertas e podem ser acompanhadas mesmo por quem não teve a inscrição efetivada para certificado. 

 

Para o psicólogo e também cofundador da Escola Livre de RD Rafael West, o curso Redução de danos: contextos e realidades latino-americanas traz também um olhar importante para a prevenção do vírus HIV. “A Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz de Pernambuco apontou que a prevalência da infecção pelo HIV entre usuários de crack foi de 6,9% em 2016, cerca de 17 vezes a estimada para a população geral brasileira (0,4%), um tema super importante para debatermos”, avalia ele. 

 

Ao longo dos quase 40 anos da descoberta da Aids, houve mudança no perfil das pessoas que convivem com o HIV: redução no número de homens que fazem sexo com outros homens e de pessoas que fazem uso de drogas injetáveis, e maior participação de pessoas heterossexuais e de mulheres. Apesar dos centros urbanos concentrarem a maioria dos registros, ocorreu também um processo de interiorização do vírus HIV.

 

O que é Redução de Danos?

É um conjunto de políticas, programas e práticas individuais, coletivas e governamentais, com o objetivo de reduzir os danos associados ao uso de drogas em pessoas que não podem ou não querem parar o uso. As intervenções são baseadas no compromisso com a saúde pública, a ciência e os direitos humanos. A redução de danos enquanto estratégia e tecnologia social ganhou maior dimensão depois do reconhecimento da ameaça da disseminação do HIV; a troca de seringas foi uma ação de RD, por exemplo.

image-528

1
siteo-logog
1