elrdlogotipo-02

facebook
youtube
instagram
whatsapp

Veja quem é quem na Câmara do Recife

06/04/2023 09:30

Escola Livre de Redução de Danos

Publicações, Áreas de Atuação,

Veja quem é quem na Câmara do Recife

Uma pequena análise da votação dos requerimentos que concediam um voto de reprovação e outro de elogio à ação de redução de danos Fique Suave no Carnaval.

Você sabe como funciona os bastidores do Poder Legislativo municipal, quem são os 39 vereadores e vereadoras e quais os posicionamento e interesses - políticos e, por vezes, particulares e privados - que cada um(a) defende em plenário? 

A Escola Livre de Redução de Danos preparou uma pequena análise, tendo como base a votação dos requerimentos que concediam um voto de reprovação e outro de elogio à ação de redução de danos Fique Suave no Carnaval. 

 

Por 11 a 8, na terça-feira (28), o plenário da Casa votou sim à proposta da vereadora Michele Collins e aprovou o repúdio. Em seguida, rejeitou o aplauso, de autoria de Ivan Moraes e Pretas Juntas. Para além do placar, é preciso destacar outros fatos igualmente relevantes. 

 

  • A ação Fique Suave no Carnaval forçou o debate e fez com que a Casa José Mariano, majoritariamente fechada a temas como a redução de danos e direitos humanos, precisasse se posicionar sobre assuntos que prefere manter distante da agenda pública.

 

  • A votação aconteceu numa sessão esvaziada. A Casa tem 39 vereadore(a)s, mas apenas 19 responderam à chamada nominal. A maioria não se posicionou; 20 vereadore(a)s estavam ausentes ou apenas registraram presença na sessão. Para quem é parlamentar, a Câmara ainda funciona em regime híbrido, permitindo participação on-line, o que gera ausência física no debate em plenário.

 

  • Vereadores que se apresentam como evangélicos, cristãos ou conservadores, mais uma vez, atuaram em bloco para negar a garantia de direitos a grupos sociais diversos. O debate foi feito com base na desinformação e manipulação de dados e sentimentos.  

 

 

Votaram a favor do voto de repúdio: 

 

aderaldopinto.jpeg

Aderaldo Pinto

Eleito pelo PSB, está no 3º mandato consecutivo. Em 2022, a única proposta protocolada foi a de conceder o título de cidadão do Recife ao coronel do Exército Emerson Bezerra de Lima. A Casa aprovou a homenagem. Neste ano, até agora, não apresentou projeto de lei.  

alcidescardoso.jpeg

Alcides Cardoso

É empresário e do grupo político da vice-governadora Priscila Krause. Está no 1° mandato pelo PSDB. Na Casa, aprovou a entrega da Medalha de Mérito José Mariano ao empreiteiro Alberto Ferreira da Costa, dono da construtora Rio Ave. Em 2020, candidato a deputado, declarou à Justiça Eleitoral patrimônio de R$ 3 milhões.  

alcidesteixeiraneto.jpeg

Alcides Teixeira Neto

Eleito pelo PSB para o 2º mandato, é neto de um ex-deputado. Tem parte considerável do eleitorado em Santo Amaro, área central da cidade, e em bairros da Zona Norte. É membro efetivo da Comissão de Políticas Públicas para a Juventude.

doduelvarela.jpeg

Doduel Varela

Policial civil, eleito para o 1° mandato em 2020. Até o momento, só apresentou 01 projeto de lei na Casa: tornar obrigatória a colocação de painéis de campanhas antidrogas em escolas públicas e privadas do Recife. Filiado ao PP, tem como líder político o deputado federal Eduardo da Fonte.  

ebinhoflorencio.jpeg

Ebinho Florêncio

É empresário, eleito pela 1ª vez pelo Podemos. Herdou o mandato do irmão Wanderson Florêncio, que também foi vereador do Recife. Residente em Setúbal, em Boa Viagem, liderou - sem sucesso - a mobilização de parte de moradores contra a instalação de um Centro de Atendimento da População em Situação de Rua na localidade. 

felipealecrim.jpeg

Felipe Alecrim

Eleito para o 1º mandato pelo PSC, é ministro da Sagrada Comunhão Eucarística e comanda uma comunidade católica. No perfil oficial do site da Câmara, diz que seu propósito é “promover na sociedade Recifense um projeto político cristão”. 

fredferreira.jpeg

Fred Ferreira

Cunhado dos irmãos Anderson e André Ferreira, de quem ganhou o sobrenome emprestado. Está no 2° mandato consecutivo pelo PSC. A família controla a legenda em Pernambuco e garantiu espaço relevante no 1º escalão do governo Raquel Lyra (PSDB).

luizeustaquio.jpeg

Luiz Eustáquio

Eleito pelo PSB, está no 5º mandato consecutivo na Casa. Já foi filiado ao PT e líder sindical da categoria dos previdenciários. É ligado à Assembleia de Deus e comanda a Associação Oásis da Liberdade, uma comunidade terapêutica.

michelecollins.jpeg

Michele Collins

Fundadora da comunidade terapêutica Saravida e da Federação Pernambucana de CTs, é a autora do voto de repúdio à ação da Escola Livre. Está no 3º mandato e, na Casa, preside a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania. É conhecida por liderar posições de negação de direitos a grupos sociais. Foi alvo de ação, por parte do MPPE, por crime de violação à liberdade religiosa. Comanda o programa de rádio Mulheres de Fé e é casada com o deputado Cleiton Collins. O casal controla o PP no Estado, ao lado do deputado Eduardo da Fonte. 

profmirinho.jpeg

Professor Mirinho

Elegeu-se em 2020 pela 1ª vez pelo Solidariedade. Tem base eleitoral no bairro da Imbiribeira, Zona Sul. É presidente da Associação Anjos De Desportos e Cultura, uma entidade beneficente, e do Sindicato das Guardas Civis Municipais do Recife.

ronaldolopes.jpeg

Ronaldo Lopes

Radialista e dono do Instituto Semear. Disputou eleição para vereador 02 vezes (2016 e 2020), ficando na suplência. No começo deste ano, assumiu a vaga pelo PSC. Até agora, não apresentou nenhum projeto de lei.

 

 

 

Votaram a favor da redução de danos: 

 

almirfernando.jpeg

Almir Fernando

Está no 5º mandato consecutivo. É filiado ao PCdoB desde 2011. Começou a atuação comunitária no Alto José Bonifácio, na Zona Norte, à frente da Associação de Moradores. Antes de entrar na política, foi jogador profissional pelo Santa Cruz, fazendo parte do time bicampeão estadual 1986/87. 

 

cidapedrosa.jpeg

Cida Pedrosa

Natural de Bodocó, Sertão do Estado, formou-se na Faculdade de Direito do Recife. É poeta, escritora e defensora dos Direitos Humanos. Antes de se eleger vereadora em 2020 pelo PCdoB, disputou as eleições municipais de 2012 e 2016. Neste período, também exerceu as funções de secretária de Meio Ambiente e da Mulher do Recife, na gestão do prefeito Geraldo Julio (PSB).   

 

ivanmoraes.jpeg

Ivan Moraes

Jornalista, comunicador e escritor, está no 2º mandato consecutivo pelo PSOL. Na Casa, tem se colocado a favor de políticas sobre drogas pela abordagem da saúde pública e dos Direitos Humanos. Foi quem teve a iniciativa de reunir apoios para dar entrada no projeto de lei que trata da Política Municipal de Uso e Distribuição de Remédios Derivados da Cannabis, ainda em tramitação.

 

jairobrito.jpeg

Jairo Brito

Está no 4º mandato consecutivo pelo PT. Foi professor do antigo Cefet, hoje Instituto Federal de PE, e atua como perito criminal da Polícia Científica. Mantém e coordena um cursinho preparatório para concursos com aulas gratuitas no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste, onde reside.

osmarricardo.jpeg

Osmar Ricardo

Tem base eleitoral no bairro de Santo Amaro, é líder sindical e filiado ao PT desde os tempos da fundação do partido. Está no 5º mandato consecutivo. Dentro da Casa, foi o primeiro a falar sobre a maconha e suas propriedades medicinais. Em 2010, convocou reunião pública para tratar do tema.

 

pjs.jpeg

Pretas Juntas

Primeiro mandato coletivo na Câmara formado por 02 mulheres negras e mães atípicas, Débora Aguiar e Elaine Cristina. Militantes das políticas sobre drogas antiproibicionistas, assumiram a cadeira no começo deste ano pelo PSOL, com a ida de Dani Portela para a Assembleia Legislativa.

rinaldojunior.jpeg

Rinaldo Júnior

Presidente da Força Sindical em Pernambuco, está no 2º mandato consecutivo. Na legislatura anterior, fez oposição à gestão do PSB, mas depois passou a integrar a base de apoio do prefeito Geraldo Julio, se filiou ao partido e foi reeleito. Dos 06 projetos que apresentou este ano, um trata das diretrizes para a elaboração da “Linha Oficial de Pobreza”. 

zeneto.jpeg

Zé Neto

Eleito em 2020 pela 1ª vez pelo Partido Republicano da Ordem Social, legenda neste ano incorporada ao Solidariedade. Foi chefe de gabinete da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) na gestão do deputado Rodrigo Novaes como secretário.

image-528

1
siteo-logog
1